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quinta-feira, 15 de março de 2012

Integração entre o trem e metrô aumentará 17,85% a partir da próxima segunda-feira

Bilhete metrô-trem sobe 17,85% a partir de segunda-feira, no Rio


Custo da viagem saltará de 4,20 reais para 4,75 reais. Este mês, aumento da tarifa das Barcas S/A também surpreendeu a população do estado

 

  


Os passageiros que utilizam a integração entre o trem e o metrô, no Rio de Janeiro, terão que desembolsar pelo menos 17,85% a mais pelas duas passagens, a partir da próxima segunda-feira. É que as concessionárias SuperVia e Metrô Rio decidiram suspender o desconto que concediam, em caráter promocional, desde 2000. Em vez de 4,20 reais, o custo da viagem passará para 4,95 reais, através do Bilhete Único estadual. Em dinheiro, as duas passagens sairão a 6 reais.

Trata-se de um duro golpe, o segundo em menos de um mês, no orçamento daqueles que precisam se deslocar diariamente entre municípios da região metropolitana e a capital. No último dia 3, em meio a protestos, a tarifa das Barcas S/A subiu 60,7% no trajeto Rio-Niterói, de 2,80 reais para 4,50 reais. Assim como no caso do trem e do metrô, o impacto também foi menor para os que aderiram ao Bilhete Único, que passaram a desembolsar 3,10 reais pelo mesmo itinerário.

O Metrô Rio justificou o fim do bilhete de integração alegando "vulnerabilidade" no sistema de venda de tíquetes, sem dar maiores explicações. A SuperVia, por sua vez, argumentou que a adoção do Bilhete Único vai facilitar a coleta de informações sobre os hábitos dos clientes. A mudança afetará 70 mil deslocamentos diários.

Um trabalhador acostumado a utilizar a integração na ida e na volta ao trabalho, de segunda a sexta-feira, terá um prejuízo de até 33 reais por mês.

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/bilhete-metro-trem-sobe-17-85-a-partir-de-segunda-feira
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Bilhete único é privilégio de quem trabalha em escritório. Para quem trabalha na rua e pega transporte toda hora, o desconto do bilhete único só vale p/ as duas primeiras 'passadas'. E tem mais, quem complementa o bilhete único é o povo, dinheiro arrecadado de impostos, então não é um dinheiro que 'vem do nada, do além', ou seja, continuamos pagando o pato.

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  2. A tarifa de integracao é fundamental para incentivar que a populacao utilize o transporte público. Neste caso, o novo sistema incentivará??
    Por exemplo: para quem trabalha de 2a. até 6a. e utiliza o servico ida e volta a conta é: R$ 4,95 x 2 ao dia X 5 dias por semana x 4 semanas = R$ 198,00 por mês (Bilhete Unico Estadual), levando-se em conta o volume de passageiro e SUPONDO que dos 70 mil afetados a metade utilize o bilhete único estadual, o volume de recursos arrecadados seria: 35000 passageiros x R$ 198,00 por mês por passageiro = 6.930.000,00 (!!!!)
    Como nao se sabe os custos fixos e variáveis das empresas nem o volume de investimentos no sistema para sua manutencao e aperfeicoamento, nao se pode emitir qualquer opiniao sobre a necessidade ou nao do custo do bilhete integrado. Minha pergunta: minha conta está correta?? Devemos comecar a fazer as contas para saber o quanto de recurso os bilhetes geram. As empresas contam ainda com outras fontes de recursos, como propagandas, aluguel para filmagens, lojas .... Será que o sistema metroferroviário do RJ apresenta perdas financeiras??

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